Quando olhamos ao nosso redor, contemplamos alarmados uma situação que nos faz estremecer. As forças ocultas provindas do inferno estão invadindo tanto o nosso território como o mundo em geral.
Satanás está ciente de que tem muito pouco tempo para a sua atividade nefasta. A sentença da sua prisão e a execução do seu confinamento no lago de fogo já está determinada há muito tempo, agora ele está agindo com pressa. Constatamos que realmente o tempo da colheita está exaurindo. Isoladamente, igrejas, organizações, agências missionárias e pessoas estão desenvolvendo um grande esforço para atender o apelo do Senhor Jesus quando disse: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho".
Urge nesta hora um empenho de todos os cristãos se possível fosse, em conjunto, realizar esta tarefa que ainda está inacabada. Eis a seguir alguns indicativos que provam e nos advertem de que temos que tomar uma posição de ataque.
1. Crescimento do humanismo, através de cultos teosofistas, ciência cristã, para-psicologia, interpretação extra-sensorial, rosacruzes, gnosticismo e o surgimento do pensamento diabólico da "Nova Era", que é mais um sistema maligno de inovação dentro do culto na igreja cristã, a qual se arroga a incluir todas as tendências religiosas "cristãs" e seus ritos e formas.
2. A imposição do materialismo, mediante o mau uso da tecnologia; e o desejo incontrolável e indetível pelas possessões materiais.
3. Aumento do pecado em um mundo destruido pelas drogas; música sensual e destrutiva, moda sensual, desportos que conduzem ao fanatismo violento e até à idolatria. Prazer, amizades e fama enganosa (Mateus 24.12 e 38).
4. Agressão ao meio ambiente pela ganância indomável dos homens. Os rios estão morrendo, o mar está totalmente contaminado e as florestas estão devastadas e como resultado, vemos secas, inundações e o desastre do ecossistema. Além disso, o ar contaminado provoca no corpo humano a incidência quase epidêmica de doenças graves (Mateus 24.20, 21).
5. O descontrole social, causado pela ambição e deslealdade desenfreada por parte dos políticos e maus governantes. A corrupção, a mentira e o engano se alastram por todos os lados. A tão desejada educação com a cultura está aquém do sonho dos pais, que desejariam ver seus filhos bem encaminhados na vida. Por outro lado, presenciamos cotidianamente a violência nas escolas, formando no caráter dos jovens uma visão deturpada e não condizente a uma boa formação. Os meios de comunicação, especialmente a televisão, impingem nas mentes a má formação da ética, do pudor e da honra, apostando até na queda dos valores éticos e tradicionais da família e da sociedade.
Por todos estes motivos, se faz necessária uma tomada de posição em prol do reino de Deus, daqueles que estão comprometidos com a verdade, a pureza e a santidade. Disse o apóstolo Paulo: "Não vos conformeis com este mundo!". O fim de todas as coisas se aproxima: despertemo-nos e façamos algo desafiador como demonstração do amor devotado ao Senhor e o compromisso com Ele para levarmos as Boas Novas ao mundo perdido. Façamos missões agora e urgente, ou nunca mais.